Manejo Café Heimen
As Fazendas Noruega – Pedra Azul, produtoras do Café Heimen, mantêm uma pequena lavoura de Café 100% Arábica, produzido artesanalmente na propriedade em sinergia com os cavalos Fjords que fornecem quase a totalidade dos nutrientes aplicados à cultura em uma área de imenso valor ambiental.
O Café Heimen mantém uma produção de alta qualidade:
- Em um sistema agroflorestal (SAF) totalmente inserido entre vegetações nativas;
- Parcialmente sombreado;
- Catado plenamente maduro no estágio “Bordeaux”;
- Descascado sem uso de água, preservando assim os açúcares da fruta;
- Seco em terreiro suspenso com energia solar (estufas);
- Selecionados “a dedo”;
- Torrado sem prejudicar as qualidades naturais, destacando aromas e sabores especiais.
Sua maturação é irregular, ocorrendo durante o ano todo, porém sua concentração é durante o período frio e seco.
O plantio é feito em Curvas de Nível onde o espaçamento é determinado pelo relevo e não pelo número de plantas por hectare. O plantio consiste na produção ordenada por meio de linhas com diferentes altitudes do terreno. Essa técnica é essencial para áreas íngremes e ajuda a manter os nutrientes essenciais para o desenvolvimento da produção, evitando erosões do solo.
Ao mesmo tempo, o incremento, manejo e manutenção da matéria orgânica e da “cobertura viva” no sistema agroflorestal dos talhões, promovem a diminuição da insolação e do impacto direto das chuvas; além do aumento da biodiversidade e reciclagem de nutrientes.
A técnica de Queima Controlada, jamais foi utilizada! Esta consiste no emprego do fogo como fator de produção e manejo em atividades agropastoris ou florestais, e para fins de pesquisa científica e tecnológica, em áreas com limites físicos previamente definidos. Sendo assim a não utilização das queimadas mantém a cobertura morta e a umidade do solo, liberando lentamente os nutrientes da matéria orgânica e diminuindo os riscos de incêndios nos remanescentes florestais. Paradoxalmente, a cafeicultura nas Fazendas Noruega pode ser considerada restauradora dos solos degradados.
As pulverizações são raras ou inexistentes. A restrição a este tipo de intervenção vem devido à não aplicação de qualquer tipo de químico no Café Heimen. Quando ocorrem, estas são limitadas a “água de composto” ou urina de vaca curtida (solução 10%) para controlar a incidência prejudicial do bicho-mineiro (Leucoptera coffeella), além de fornecer pequena quantidade de nitrogênio orgânico da urina. Também não há qualquer cultivo de transgênicos nas Fazendas Noruega.
A maior quantidade de “resíduo sólido” das Fazendas Noruega é a serragem de madeira utilizada nas camas dos cavalos Fjord, que juntamente com o esterco (in natura) e com a urina dos animais são reservados em Mata Nativa para serem convertidos em composto e promoverem a adubação do Café Heimen.
CONHEÇA NOSSAS OUTRAS TÉCNICAS
Acreditamos que a cooperação gera valor para a comunidade!